Falhas no canavial: um guia de foco na solução, não no problema

Falhas no canavial podem ser causadas por uma variedade de fatores, como condições climáticas adversas, doenças, pragas, erosão do solo e má gestão agrícola. Essas falhas podem ter um impacto negativo na produtividade e na qualidade do produto final.

No entanto, uma prática cada vez mais difundida entre os canavicultores é o Replantio Sistematizado em Falhas.

Através do mapeamento aéreo via VANT, é possível identificar falhas isoladas no canavial de forma extremamente eficiente, gerar dados analíticos e precisos visando otimizar a logística operacional para a realização do replantio apenas nas linhas com falhas replantáveis e, com isso, realizar uma operação de alta confiabilidade de sucesso.

Para isso, é preciso que o produtor rural conte com todo um aparato tecnológico e suporte técnico como o Projeto Completo de Replantio em Cana-de-açúcar, oferecido pela Braéro.

O replantio de cana-de-açúcar nas falhas existentes no canavial pode trazer vários benefícios, incluindo:

Aumento da produtividade: O replantio de cana-de-açúcar nas falhas do canavial ajuda a preencher essas áreas vazias e aumenta a área total de cultivo, o que pode resultar em aumento da produtividade.

Redução do impacto ambiental: O replantio de cana-de-açúcar nas falhas do canavial ajuda a prevenir a erosão do solo e a conservação do solo, já que as falhas podem ser áreas vulneráveis.

Redução de custos: O replantio de cana-de-açúcar nas falhas pode ser mais econômico do que plantar em áreas novas, pois já existem infraestruturas de irrigação e outros recursos já disponíveis.

Melhoria da qualidade do produto final: Novas variedades de cana-de-açúcar podem produzir açúcar de melhor qualidade, com menor teor de impurezas e melhor rendimento.

Em resumo, ao realizar a prática de replantio anualmente em cada bloco, é possível reduzir a Idade média de cada talhão do canavial, proporcionando longevidade e produtividade contínua com baixíssimo investimento comparado a reforma.

Pense nisto: uma cana 5º corte que passou pelo replantio em todos os seus ciclos tem, na realidade, uma idade média menor que 5 anos.

Operacionalmente falando, a solução da Braéro contempla todas as etapas de projeto para que seu replantio seja introduzido da maneira mais assertiva possível.

Dentre as facilitações operacionais, é possível:

  • Estimar o número de mudas a ser utilizado facilitando os cálculos de custo da operação.
  • Permitir ao operador visualizar no monitor as falhas que serão replantadas nas linhas que foram selecionadas para o replantio.
  • Melhorar 100% a logística da operação ao trazer dados precisos sobre a localização geográfica precisa das falhas replantáveis.
  • Permitir a seleção de forma estratégica linhas e falhas específicas para replantio de forma automatizada.
  • Permitir realizar o replantio antes da rebrota, através da localização prévia exata das falhas obtidas no projeto, diminuindo o abafamento por plantas maiores, sombreamento e ainda sendo possível gerar dados para o molhamento somente onde houve o replantio.
  • Evitar a entrada de pessoal, ou maquinário agrícola linha por linha, como é feito no método convencional, o que reduz a compactação do solo por menos tráfego na área e custos operacionais desnecessários ao não entrar em linhas que há pouca ou nenhuma falha replantável.


Entre em contato com a nossa equipe e monte o planejamento ideal para o seu canavial de forma personalizada e única. Conte com o acompanhamento da nossa equipe em cada etapa, dentro e fora da lavoura.

Braéro – O agro do amanhã. Hoje!