O pisoteio acontece, de forma geral, com o uso de máquinas agrícolas, como tratores, colheitadeiras e plantadeiras, ou também com a circulação de pessoas e de animais, como o gado.
O pisoteio na área de plantação causa a compactação do solo, fazendo com que perca sua porosidade e consequentemente aumente sua densidade.
Essa compactação prejudica a infiltração normal da água, reduz a difusão de gases e dificulta o desenvolvimento das raízes das plantas, etc.
O que causa o pisoteio
As perdas por amassamento ou pisoteio normalmente ocorrem pelo rodar do equipamento, e esse tipo de perda se soma aos prejuízos com a compactação do solo citado anteriormente.
Ainda que as perdas possam até ser calculadas e consideradas no cômputo geral da produção, a depender do cultivo, como o da soja por exemplo, as perdas podem ser mais significativas o que resulta em menos ganhos econômicos para o agricultor.
É visando diminuir e evitar esse tipo de empecilho que os drones ou VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) têm sido cada vez mais utilizados na produção agrícola, aumentando, assim, a capacidade produtiva e reduzindo custos.
Além de evitar perdas, as tecnologias agrícolas oferecem novas possibilidades produtivas
Além disso, os dados apresentados pela máquina apresenta o relevo detalhado, fazendo com que seja possível criar projetos baseados no relevo, além de entender o fluxo de água, por exemplo, para simular cenários e criar o melhor projeto possível.
Outras tecnologias, como o GPS, permitem que o agricultor consiga obter dados assertivos e informações detalhadas sobre toda a área, ou parte específica dela.
Outro ponto positivo é que o uso desse sistema possibilita a medição de áreas e mapeamento completo da produção, permitindo que os produtores criem mapas do terreno de cultivo.
O equipamento ajuda a fazer um uso mais eficiente da água e da terra, além de identificar áreas problemáticas nas lavouras, etc.
Conduzir as máquinas sem a necessidade de um operador já é uma realidade no campo, a partir da utilização de um dispositivo GNSS (Receptor), esse equipamento envia informações de posicionamento geográfico. O uso do piloto automático também contribui para a redução do pisoteio na plantação, reduzindo os custos operacionais e no impacto ao meio ambiente.