8 benefícios do uso de drones na Pulverização Agrícola

A tecnologia está ganhando cada vez mais espaço nas lavouras de todo país e uma das principais tem sido a utilização de drones para realizar a pulverização agrícola. Fornecendo enorme redução de tempo e custo, zero pisoteio na lavoura e maior rentabilidade, os Drones estão revolucionando a agricultura moderna. Confira abaixo os 8 principais benefícios da Pulverização Aérea com drones.

1 – Zero Pisoteio, amassamento e compactação de solo.
Uma das principais vantagens do uso de drones na lavoura é evitar o pisoteio e amassamento causados por máquinas e tratores, que prejudicam o solo e a produção agrícola causando perdas.

A aplicação aérea feita por drones promove uma qualidade superior, principalmente em culturas de grande porte, na qual máquinas terrestres não tem condições de adentrar, como é o caso das plantações de milho ou cana-de-açúcar, aumentando a produtividade em até 10%

2 – Menor deriva de produtos gerando mais segurança na aplicação
A deriva – quantidade do produto que, por motivos diversos, não atinge a lavoura é um dos principais problemas resolvidos pela utilização dos drones na pulverização. Os drones conseguem alcançar áreas específicas, uma vez que não depende de condições de solo para operar, como por exemplo lavouras localizadas em alta altitude ou logo após períodos chuvosos.

3 – Redução substancial do uso de água
O Drone pulverizador possui uma capacidade de armazenamento de produto menor do que os utilizados em aviões e tratores. Por esse motivo, ao utilizar o produto em sua forma mais concentrada, diminui a quantidade de água utilizada em até dez vezes comparado aos métodos convencionais. Este fator colabora tanto para a logística operacional quanto para o meio ambiente.

4 – Até 80 Ha/dia de rendimento operacional
Apesar de mais compactos e de menor capacidade de armazenamento de insumo, um drone pode realizar a pulverização de até 80 Hectares por dia, a depender do equipamento utilizado, condições climáticas e de terreno. Além disso, a pulverização é realizada de forma muito mais assertiva e eficaz, aumentando o rendimento operacional e garantido um combate rápido a pragas nas lavouras.

5 – Possibilidade de aplicação de defensivos imediatamente após períodos chuvosos.
Diferentemente da pulverização feita em terra, a realizada através dos drones não depende de condições do solo para ser realizada. Esta característica permite um planejamento mais linear e assertivo, excluindo condições climáticas adversas que geram atrasos na entrega de nutrientes e no combate a pragas presentes na lavoura o que pode acarretar em percas significativas ao produtor rural.

6 – Aplicação concentrada e localizada evitando desperdício, com economia de até 90% em relação à pulverização mecanizada
Evitar o desperdício de insumos é um dos principais objetivos da agricultura 4.0. Uma das formas é através da aplicação concentrada e localizada apenas nos locais onde realmente há necessidade. Além de reduzir os custos, ela possibilita elevados níveis de produtividade de forma sustentável.

Com o mapeamento aéreo, é possível extrair mosaicos de pulverização localizada de forma precisa e criar, a partir daí, o melhor plano de ataque para o manejo focalizado, reduzindo em até 90% os custos com esta operação em relação à pulverização mecanizada.

7 – Evita a propagação de daninhas focalizadas para o restante da área
Evas daninhas e pragas podem aparecer a qualquer momento e em qualquer região da lavoura e o ideal para evitar que elas se propaguem é exterminá-las já no início de forma segregada na área. Com a pulverização de defensivos localizada com drones, isso se torna completamente viável.

8 – Para todos!
Por último – e um dos principais objetivos e atrativos – é que a tecnologia é e está acessível a qualquer porte de produtor. Do pequeno ao grande, a pulverização aérea é uma solução tecnológica de baixo custo, ótimo rendimento operacional e alto retorno sobre o investimento.


Quer saber mais?